Roda de Alimentos

 

 

ALIMENTOS ENERGÉTICOS

São os alimentos compostos por CARBOIDRATOS e fornecem ENERGIA e CALOR, funcionam como combustível para o corpo. São encontrados no ARROZ, BATATA, MILHO, MANDIOCA e seus derivados (POLVILHO, ARARUTA), MANDIOQUINHA, além de MASSA, FARINHAS, BISCOITOS e BOLOS.

Os carboidratos complexos, como o arroz integral, trigo integral, aveia, grãos são repletos de nutrientes essenciais. Eles também são digeridos de maneira mais lenta pelo organismo, satisfazendo a saciedade, fazendo o corpo demorar a ter fome. Portanto devemos optar por estes alimentos.

ALIMENTOS REGULADORES

São os alimentos que REGULAM AS FUNÇÔES DO ORGANISMO (olhos, tecidos, imunidade, evitar anemia, absorver ferro, anti-oxidante, pele, cabelos, etc...) evitando e ajudando a combater doenças, como gripes e resfriados. São compostos por VITAMINAS, SAIS MINERAIS E FIBRAS, encontrados no grupo das FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS.

ALIMENTOS CONSTRUTORES

São os alimentos compostos por PROTEÍNAS que promovem o crescimento, formando os músculos do corpo, ossos, pele, dentes, unhas, cabelos, etc, criam enzimas, hormônios e anti-corpos, fornecem aminoácidos. São encontradas no grupo das CARNES (BOI, FRANGO, PEIXE, PORCO, outros), VÍSCERAS, OVOS, LEITE e derivados (IOGURTE, REQUEIJÃO, QUEIJO, outros), bem como cereais e grãos como FEIJÃO, ERVILHA, SOJA, LENTILHA, GRÃO-DE-BICO.

No geral, as carnes, os queijos, o leite também estão associados a gorduras.
Recomendamos consumir peixes, carnes magras, aves sem peles, leite e derivados desnatados.


ALIMENTOS ENERGÉTICOS EXTRAS

Dão, também, ENERGIA E CALOR e são encontrados no MEL, DOCES, AÇUCARES, ÓLEOS, SEMENTES OLEAGINOSAS (AMENDOIM, CASTANHA, NOZES, AVELÃ), MANTEIGA e MARGARINA e derivados destes.
Estes alimentos devem ser consumidos moderadamente.
As gorduras têm muitas calorias, mais que o dobro com relação à mesma quantidade de carboidratos ou proteínas. Assim, numa dieta para emagrecimento, restringir gorduras é essencial. Ocorre que, gorduras saudáveis são necessárias para a absorção de certas vitaminas. Vejam as gorduras saudáveis que devem ser consumidas com muita moderação: azeite de oliva, óleo de canola, nozes (ou castanha do pará, ou amendoas, etc...), sardinha ou salmão (fonte de ômega 3), linhaça.



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